Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O SANTO NOME DE DEUS, O MAHA-MANTRA HARE KRSNA



Diz-se ainda no Padma Purana: "Não há diferença entre o santo nome do Senhor e o próprio Senhor. Como tal, o santo nome é tão perfeito como o próprio Senhor em plenitude, pureza e eternidade. O santo nome não é uma vibração sonora material, tampouco tem nenhuma contaminação material".


Caitanya Mahaprabhu recomenda que todos cantem o mantra HARE KRSNA justamente para limpar a poeira do coração. Se limparmos a poeira do coração, então poderemos realmente compreender a importância do santo nome. Por isso, devemos nos animar a desenvolver nossa atitude de serviço para com o Senhor, porque isto nos ajudará a cantar sem cometer ofensa alguma. E assim, orientado por um mestre espiritual o discípulo é simultaneamente treinado a prestar serviço e ao mesmo tempo a cantar o mantra HARE KRSNA. Assim que desenvolvermos nossa atitude espontânea de serviço, poderemos imediatamente compreender a natureza transcendental dos santos nomes do maha-mantra.


O Padma Purana confirma isto dizendo: "Nesta era é inútil, a prática de meditação, de sacrifício e de adoração no templo. Mediante o simples cantar do santo nome de Deus, o mantra HARE KRSNA, pode-se alcançar auto-realização perfeita."


O serviço ao Senhor é o único meio pelo qual alguém consegue desapegar-se das atividades materiais. Alguém iniciado corretamente por um mestre espiritual autêntico e ocupado em cantar HARE KRSNA, aos poucos, liberta-se da concepção de "eu" e "meu" e apega-se ao transcendental serviço amoroso ao Senhor num dos cinco relacionamentos transcendentais (Neutralidade, servidão, amizade, paternidade e de amante). Só quando alguém entende que não há diferença entre o Supremo e Seu nome, poderá situar-se em consciência de Krsna.


Ao cantar o maha-mantra HARE KRSNA sem ofensas, o Senhor Caitanya declarou que o mantra podia, de imediato, livrar uma alma condicionada da contaminação material. Nesta era de Kali-yuga não há outra alternativa senão o cantar deste maha-mantra. Declara-se que a essência de toda a literatura védica é o cantar deste santo nome de Krsna: HARE KRSNA, HARE KRSNA, KRSNA KRSNA, HARE HARE / HARE RAMA, HARE RAMA, RAMA RAMA HARE HARE.

2 comentários:

yadhunath disse...

Dentro do nome de Rama no Maha-mantra Hare krsna, os Gaudiya Vaisnavas encontrarão Radha-ramana Rama. Isso significa " Krsna que dá prazer(raman)a Srimati Radharani."Na nossa concepção, o mantra Hare Krsna é consiencia de krsna plena, e não consiencia de Rama. Para Sri Chaitanya, a mais elevada concepção das coisas é sempre svayam bhagavan , krsna´lila,radha-govinda lila. Esse é o verdadeiro proposito do advento e dos ensinamentos de Sri Chaitaniy Mahaprabhu. Nessa consideração, o mantra Hare Krsna não menciona em absoluto o Rama lila de Ayodhya. Na mais elevada concepção do mantra Hare Krsna não há conexão alguma com isso . A concepção interna do mantra é responsável por nossa realização espiritual . A concepção interna do devoto o guiará a seu destino. ( em " A busca amorasa ao servo perdido " de Srila Bakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj )

paradoxo disse...

Belo texto.
Apenas devemos ter cuidado com os pequenos erros gramaticais.
CONSCIÊNCIA, e não consiencia.
Jaya Prabhupada!