Páginas

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os Três Aspectos de Deus

De acordo com Bhagavad-gita, a principal escritura da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON), a compreensão de Deus inclui três importantes níveis de conhecimento. Pode-se compreender Deus como Brahman, uma energia espiritual e onipenetrante; como Paramatma, a Superalma situada nos corações de todos seres vivos; e, enfim, como Bhagavan, a pessoa Suprema. No Gita, Bhagavan é definido como aquele que possui em plenitude as seis opulências: beleza, força, conhecimento, fama, riqueza e renúncia.


O conhecimento a cerca de Brahman, sendo impessoal, é o conceito de que Deus é uma luz ou uma energia, ou uma força e consciência penetrantes que predominam o Universo. A compreensão impessoal a respeito de Deus é análoga ao nirvana budista e às filosofias mayavada da Índia. Muitas tradições religiosas do Ocidente também aceitam esta maneira de ver Deus como a forma última do absoluto.


Na Índia, os yogis ainda meditam na forma de Deus como Paramatma. Este é um método para se perceber, através de disciplina ióguica, a forma do ser Supremo localizado dentro do coração da pessoa. Porque nesta fase de compreensão sobre Deus pode-se ver pelo menos um aspecto da forma do Senhor, os Vedas classificam-na como superior à compreensão impersonalista sobre Brahman.


A compreensão sobre Bhagavan refere-se a comunhão íntima com Deus em sua forma mais pessoal. Na etapa última desta compreensão, a pessoa de fato conversa com Deus e desfruta com ele muitas variedades de trocas amorosas íntimas. De acordo com os Vedas, Krishna é a forma original de Deus, de onde ilimitadas encarnações (incluindo Rama, Buda e Jesus) emanaram e da qual outras irão aparecer diversas vezes no curso do tempo universal.


Embora Deus tenha inumeráveis nomes em diferentes línguas, o nome Krishna refere-se ao nível máximo de percepção de Deus. Krishna, no idioma sânscrito, designa a entidade que "atrai a todos e a tudo". "Krishna" refere-se sempre a Deus em sua forma original mais íntima e completa.

Em sua forma original, Krishna reside eternamente em seu próprio universo espiritual, conhecido como Goloka. Ali Krishna manifesta-Se perpetuamente como um belíssimo jovem rodeado de Suas mais queridas associadas. Nesse lugar enquanto brinca e desfruta de atividades de amor puro com Seus devotos mais avançados, a Suprema Personalidade de Deus permite que Sua beleza sobrepuje Sua majestade. Em Sua morada espiritual, Ele exibe Suas infinitas opulências, talento, beleza e amor. É lá que Krishna está sempre concedendo a Seus amigos mais confidenciais uma completa dinâmica felicidade transcendental que vai bem além da nossa experiência e imaginação materiais.

Nenhum comentário: