Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Antiga tradição religiosa



O movimento Hare Krishna está inserido na mais antiga tradição religiosa de que se tem conhecimento. Ele é a própria religião Vaishnava (monoteísta; tem milhões de seguidores na Índia e no Ocidente; cultiva a devoção a Vishnu ou Krishna). Através de um processo científico de despertar espiritual, Caitanya Mahaprabhu advogou uma religião universal para toda a humanidade, a qual agora está se espalhando com rapidez por todo o mundo.

Além de demonstrar de forma prática Seus ensinamentos (que nada diferem dos ensinamentos de Sri Krishna no Bhagavad-gita), Mahaprabhu propaga que, apesar de qualitativamente iguais, Deus e as almas são por natureza distintos e o verdadeiro destino das almas individuais é desenvolver bhakti (devoção) pura por Deus, Krishna. Com isto, se alcança a morada eterna e transcendental.

O Senhor Caitanya predisse que o Vaishnavismo assumiria proporções gigantescas e se espalharia por toda a Terra. Depois da chegada de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami na América, o Vaishnavismo gradativamente ganhou o mundo todo. Devido ao seu esforço devocional, o acesso à Consciência de Krishna se tornou plenamente possível em praticamente todas as principais cidades. Agora, portanto, podemos encontrar Vaishnavas, ou devotos de Krishna, não apenas cantando alegremente nas ruas, mas interagindo com a sociedade em universidades, empresas, comércio etc.


2 comentários:

yadhunath disse...

Vida divina da alma

Mas o verdadeiro Vaishnava-dharma é o jaiva-dharma, a natureza da alma, a vida divina da alma. Bhaktivinod Thakur escreveu seu livro Jaiva-dharma para levar a genuína religião Vaishnava ao mundo.

jivera 'svarupa" haya—krsnera 'nitya-dasa'
krsnera 'tatastha shakti', 'bhedabheda prakasa'
(Ch.ch. Madhya 20.108)

Sri Chaitanya Mahaprabhu ensinou que, "A verdadeira identidade da alma é de ser uma serva eterna de Krishna. Ela é a Potência marginal de Krishna, presente simultaneamente diferenciada e não diferenciada de Krishna."

E era esse tipo de conhecimento transcendental que Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami trouxe. Isso já estava presente ainda que oculto nas escrituras e livros sagrados, e ele o revelou. A contribuição exclusiva de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami foi o daiva-varnasrama-dharma, ou a sociedade sócio-religiosa divina, conforme a interpretação apropriada das escrituras: daiva-varnashrama-dharma, hari-bhakti yara marmma, sastra yukti karila nischaya. A assim-chamada "religião" que se vê no mundo material é demoníaca ou assura-varnasrama, mas o daiva-varnashrama-dharma sempre se esforça por adorar ao Senhor. Existem muitos deveres devocionais, mas sua meta é exclusivamente a satisfação do Senhor.

Sravanam kirttanam visnoh smaranam pada-sevanam, ou ouvir, cantar, lembrar, servir, etc… são todos deveres com nenhum outro objetivo do que adorar ao Senhor. A execução dessas funções é conhecida, em seu estágio preliminar, como Daiva-varnasrama. É falsa a avaliação corporal de considerar que o filho de um brahmane é um brahmane, ou que o filho de um sudra é um sudra, etc..

chatur varnyam maya sristam
guna-karma-vibhagasah
(Bhagavad-gita, 4.13)

"As quatro divisões sociais são criadas por Mim e se dividem conforme as qualidades e as atividades de uma pessoa."

Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur nos mostrou que a genuína organização sócio-religiosa do varnashrama-dharma deve adorar ao Senhor e acima do varnashrama-dharma encontra-se o Vaishnavismo ou jaiva-dharma, a vida divina religiosa para a alma. Essa é a linha pela qual Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami estabeleceu o verdadeiro Vaishnavismo no mundo. Um Vaishnava nunca é inferior a um brahmane. Um Vaishnava é sempre superior a um brahmane. Essa é sua posição real. A posição de um Vaishnava nunca é meramente "próxima" à de um brahmane. O Vaishnava vive no outro mundo –o mundo transcendental do serviço, seva-maya-bhumika, ou nirguna-bhumika, o plano transcendental. E varna-shrama-dharma se encontra dentro do saguna-bhumika, o plano das qualidades mundanas. Mas o esforço de se elevar acima do plano de Maya fica dentro do âmbito de varnashrama-dharma.

varnasramacharavata, purusena parah pumam
visnur aradhyate pantha, nanyat tat-tosa-karanam
(Vishnu-purana, 3.8.9)

"O todo-poderoso Vishnu é adorado pela pessoa cujas práticas estão em conformidade com os deveres sociais e religiosos (varna-dharma, ashrama-dharma). Neste mundo, não existe outro modo de agradá-lO."

Tal ensinamento orienta o mundo rumo à adoração ao Senhor Krishna. Mas os Vaishnavas vivem no mundo transcendental. Por exemplo, se você aceita prasada, você não está comendo mero arroz, vegetais, água etc. Você está aceitando o que foi oferecido a Krishna. Você não pode ser responsabilizado por qualquer pecado. O devoto oferece tudo ao prazer de Krishna.

tvayopabhukta-srag-gandha-vaso 'lankara-charchchitah
ichchista-bhojino dasas tava mayam jayema hi
(Srimad-Bhagavatam, 11.6.46)

"Enfeitado com as guirlandas, perfumes e tecidos desfrutados por Você, e compartilhando de Seus remanentes, ó Senhor, nós, Seus servos, podemos conquistar Sua Maya."

Esse é um tema comentado por Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar GovindaDev-Goswami Maharaj.No site: http://portugues.scsmath.org/index.htm

Chris disse...

Hari bol! ~:D

Com relação a definir o Vaishnanismo como uma religião monoteísta, eu acredito que o mais adequado seria dizer que ela é henoteísta. O monoteísmo acredita que há apenas um deus, enquanto que o henoteísmo permite a crença em vários deuses e semideuses, mas com um deus superior que criou as outras deidades, como o é Krishna, Suprema Personalidade de Deus. 'Heno' vem do grego 'um', enquanto 'mono' vem do grego 'único/apenas'.

Dandavats...
_/\ò_